CONCEITOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Fabiana, Gilcelaine, Lucimara, Priscila, Maria Angélica, Marilda, Mayara
O conceito de infância foi inserido vagarosamente na sociedade por muitos motivos. Cada período era construído de acordo com suas necessidades apresentadas. O fato é que o ser humano nasce e são criança por determinado tempo, até um determinado período a criança era vista como um adulto em miniatura.
Percebe-se com 7 anos a criança era preparada para ser uma dona de casa. Não era valorizada, mas era de muita importância para a sociedade. E se tornava útil para sua família na renda familiar. A criança já tinha a responsabilidade de uma vida adulta. Se tornava um ser sem infância já desde de muito cedo, era passada com outra família para ser preparada para vida de trabalho.
De acordo com Lossnitz (2006 - texto 1) o século XVIII foi importante para a estruturação do conceito de infância, e a conseqüência de todo esse processo são as muitas preocupações com o tipo de educação que essa infância deveria receber. Essas preocupações foram resultantes do reconhecimento e valorização que as crianças passavam a ter, principalmente as que nasciam no meio privilegiado de sua época.
A partir do século XVIII ocorreram mudanças em relação ao tratamento à criança, devido o aparecimento das grandes indústrias, havendo transformações na sociedade e assim as crianças começam a ser valorizadas de acordo com as especificidades de cada faixa etária.
As crianças no século XVIII tinham outra estrutura, e também era preocupante a educação nessa fase da infância. Assim, no final deste século iniciam-se as instituições de educação para crianças entre 0 e 6 anos de idade.
A escola de principiantes em 1769, na função de atender as crianças pobres, e as mães trabalhadoras, ali na escola as crianças deveriam perder maus hábitos, adquirindo assim hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem, etc. , com a iniciativa de Oberlin inspirou Robert Owen, um industrial teve a iniciativa de criar uma escola para os operários de sua industria. A partir disso muitas instituições infantis começaram a surgir, dando inicio as Concepções de Educação Infantil.
Na idade moderna as relações sociais, a criança passa a ter um papel importante entre a família e a sociedade com isso houve um laço de afeto entre adulto e criança. Neste período surge Rousseau que promove uma revolução pedagógica centrando a importância na criança, sendo ela vista como um ser em desenvolvimento e a única finalidade de educação era ensinar a criança a viver sendo respeitada com opiniões e características própria.
Froebel fundou o 1º jardim de infância, destinado a crianças de 6 anos de idade. Para ele a criança era vista como uma semente que quando adubada e cultivada ela cresça e dela saia bons frutos. O jardim de Infância da Escola Froebeliana caracteriza-se por, atividades como: canto, jogos, pinturas, palestras, jardinagem, modelagem, olhar gravuras e ouvir histórias.
Seu material pedagógico foi criado para que as crianças aprendessem através de pinturas, desenhos, recortes, colagem, tecelagem, bordados e etc., assim seu interior, devido o seu trabalho ser livre de sua criatividade por independente no que esta fazendo.
A avaliação para Froebel era avaliar como a criança realiza as suas atividades no meio social e como ela usa os materiais para elaborar as suas atividades. Froebel também valorizava a música, pois acreditava que a música despertava os sentimentos, e que as canções à estimulavam. E deixa claro que desde a primeira idade o ser humano já sabe se expressar.
Com tudo, Froebel com seu método de ensino acabou com o verbo tradicionalista de sua época.
Emilia Faria de Albuquerque nasceu no Engenho da Piedade, próximo a Recife, Pernambuco, no dia 17 de Novembro de 1817. Filha de Maria Carolina e Albuquerque e do cirurgião José Manoel de Faria e Albuquerque. Por ter uma ótima educação e conhecer várias línguas, sempre participava de reuniões, em uma dessas reuniões conheceu o alemão Conrado Ericksen, já que ela era a única a falar sua língua.
Ela se casou e foi morar na Europa, lá teve suas duas filhas, e com a chegada de sua 1ª filha ela começou a se interessar pelo magistério e acompanhar o trabalho do Alemão Friedrich Froebel.
Ela era uma mulher decidida e encontrou no magistério uma fonte econômica, e decidiu abrir uma escola em Castro, e com seus conhecimentos e princípios que acreditava, com isso ela teve uma contribuição com a Educação Infantil.
A partir de 1988 é que começou o marco legal, e as lutas para que a criança tivesse seu direito a se integrar na creche e na pré escola e no sistema educacional.
A constituição permitiu também uma chance para com a criança, já que os pais precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar, e com isso a criança deixou de ser apenas um fato para ser realidade.
Com o aumento das instituições infantis, percebe-se as mudanças nas de Educação Infantil, que inicialmente possui características de guarda das crianças, da assistência as camadas empobrecidas, fazendo a separação entre cuidar e educar enfatizando o cuidar, a higienização e alimentação para o desenvolvimento de uma nação sadia.
O desenvolvimento natural da criança se da pela fase mais alta da brincadeira, estimulando especialmente as atividades que envolvam jogos e brinquedos.
A compensatória tem a função de compensar as deficiências das crianças, sua miséria, negligência familiar. Nesse sentido são desenvolvidos programas para a infância, nas creches preocupam-se com a aprendizagem e desenvolvimento através de atividades educativas lúdicas.
Concepção preparatória é preparar as crianças a terem sucesso nas primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na alfabetização.
A concepção Global da criança tem por objetivo a educação e o desenvolvimento global incluindo assim todos os aspectos do ser humano e harmônico porque todos esses aspectos devem ser desenvolvidos em uma forma equilibrada, paralelamente.
A partir da Lei LDB 9394/96 é que a Educação Infantil passou a fazer parte da Educação Básica, sendo um direito da criança, mas apesar da lei existir, a educação infantil ainda esta se estruturando e ainda falta base para implantação concreta. Entretanto a concepção a ser trabalhada se modifica tendo um caráter pedagógico, onde a creche e a Pré escola tem a função de favorecer uma aprendizagem estimuladora e significativa garantindo conhecimentos e um processo de alfabetização por meio do trabalho sistematizado.
Além disso, tal concepção enfatiza duas dimensões: a de cuidar, e a de educar, que são essenciais e importantes na proposta pedagógica ressaltando os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário.

REFERENCIAS
KUHLMANN, Junior Moyses. Trajetórias das Concepções de Educação Infantil. Disponível em:www.omep.org.br/artigos/palestras/05.pdf . Acesso em: 03 de fevereiro 2009.
LIMA, Sandra Vaz. A Educação Infantil em Telêmaco Borba: Uma história em Construção. Telêmaco Borba. 2008.
LOSSNITZ, Gislene. O Primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emilia Ericksen. Ponta Grossa, 2006.