A EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS PRIMÓRDIOS AOS DIAS ATUAIS



Isabel, Marta
A partir do século XII ao XVIII pode-se observar que a criança não possuía vontades e elas eram vistas com indiferenças. Nessa época elas usavam roupas iguais a dos adultos. Elas eram obrigadas a compreender os mesmos assuntos e falavam todos os tipos de assunto e eram discutidos na frente delas, inclusive sobre sexo. Elas também eram incluídas no trabalho, realizando tarefas imitando seus pais.
A partir do século XVIII a criança passa ter um papel central nas preocupações da família e da sociedade. Com a ampliação das posses da família, a educação das crianças passa a ser construída através do posicionamento de moralistas e educadores e com o surgimento da família nuclear o modelo de família conservadora, que marca a relação pai,mãe e criança.
Com isso,percebe-se com suas idéias que a criança deixa de ser pública,onde todos os integrante da família a educam,passando tal responsabilidade aos pais,que passam a se interessar mais pela educação dos filhos,dando-lhe um papel em destaque com valorização de suas características próprias.
Dessa forma percebe-se o quanto a sociedade estava evoluindo transformando o modo que a família era vista,a criança tendo o seu próprio espaço e que a educação seria melhor vista e essas crianças seriam bem educadas e cuidadas enquanto seus pais trabalhavam .
Observamos que com a evolução das mulheres para o trabalho as crianças foram presenteadas com escolas e creches. Percebe-se que a criança começa receber mais atenção buscando seu desenvolvimento com brincadeiras e jogos educativos,e que há vários meios para que a criança tenha uma boa aprendizagem nas creches são usadas atividades lúdicas para que se desenvolvam mais felizes.
Nota-se que a pedagogia estava deixando as crianças mais felizes,aprender brincando e os professores melhores preparados. Pode-se destacar que cada concepção tem como objetivo ver a criança como um ser humano que precisa ser cuidado e educado ao mesmo tempo preparando para enfrentar o seu futuro.
Dessa forma a educação infantil teve grandes visões voltada para Froebel foi o primeiro a acreditar no potencial da criança, acreditando que deveríamos educar a criança com amor,mais mesmo com amor não deveríamos deixar a criança fazer o que ela queria sem ter um direcionamento.
Os trabalhos desenvolvidos por Froebel foram utilizados no Brasil por Emilia Eriksen. Percebe-se que Froebel e Emilia deram seu apoio e sua contribuição inicial para a educação infantil desde o inicio.
Emilia não fazia distinção de classe social dentro de sua escola todos aprendiam por igual, Emilia foi a luz que brilhou na educação infantil no Brasil, mais foi através dos métodos de froebel e a garra de Emilia que a educação infantil demorou mais conquistou seu espaço.Mais não vamos parar por aqui até hoje quando se fala em educação infantil quais os nomes que nos vem a cabeça froebel e Emilia jamais serão esquecidos.

REFERENCIAS
KUHLMANN, Junior Moyses. Trajetórias das Concepções de Educação Infantil. Disponível em:www.omep.org.br/artigos/palestras/05.pdf . Acesso em: 03 de fevereiro 2009.
LIMA, Sandra Vaz. A Educação Infantil em Telêmaco Borba: Uma história em Construção. Telêmaco Borba. 2008.
LOSSNITZ, Gislene. O Primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emilia Ericksen. Ponta Grossa, 2006.