A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ OS DIAS ATUAIS


Gilda, Mauro, Monic, Rosenilde


De acordo com Lossnitz (2006) a primeira idade é a infância que planta os dentes, e essa idade começa quando nasce e dura até os sete anos, e nessa idade aquilo que nasce é chamado de enfant (criança), que quer dizer não falante, pois nessa idade a pessoa não pode falar bem nem formar perfeitamente suas palavras. Nessa perspectiva a infância era vista como ausência da fala. A criança era vista como um adulto em miniatura. O índice de infanticídio era grande, no século XII ocorreram mudanças com interferência da igreja .As crianças conviviam no mesmo espaço e o agrupamento familiar era grande .
No século XVIII houve uma reestruturação econômica, científica, política, social e cultural, aumentou a migração do rural para o urbano,O capitalismo estava em alta e a ascensão da burguesia. Surge a preocupação com o tipo de educação que a infância deveria ter dando inicio as primeiras propostas educativas para crianças de 0 á 06 anos.
Muitos autores se destacaram de acordo com Almeida, (2008) Comênio é reconhecido como Educador e Pedagogista do século XVII, atribui aos pais a responsabilidade da educação da criança pequena, destaca que o período infantil tem suas especificidades e tem repercussão na vida do ser humano
Destaca-se também as contribuições de Rousseau considerado como uma das personalidades da história da pedagogia, influenciou a educação na modernidade, considerando a criança como um ser pensante que a infância é um período específico no desenvolvimento humano. Promoveu uma revolução pedagógica centrando os interesses no aluno e não no professor.
Influenciado por Rousseau surge Pestalozzi, " o educador da humanidade", considera a força vital da educação é bondade e o amor. Para ele o aluno passa de uma posição passiva para ativa, onde significa : observação, investigação, coleta de material e experimentação.
No século XIX destaca-se Froebel (1782-1852), protestante alemão, primeiro pedagogo da Educação infantil,desenvolveu suas teorias inspiradas no amor à criança e a natureza. Em junho de 1840, fundou o primeiro jardim de infância, destinado a crianças menores de 06 anos. Segundo Lima(2008) "Froebel foi o primeiro a romper com uma educação verbal e tradicionalista de sua época. Ele propôs educação voltada à sensibilidade, baseada na utilização de jogos e materiais didáticos, que deveriam, traduzir por si a crença em uma educação que atendesse a natureza infantil.

Dessa forma a criança passou a ser vista pela sociedade como um ser pensante com características próprias a sua idade. Diante disso cria uma metodológica diferenciada voltada para as necessidades da criança, valorizando as artes(música, pintura, poesia,desenho, escultura),trabalhando de forma lúdica, (jogos brincadeiras, jardinagem,histórias), materiais pedagógicos como (blocos, cubos, cilindros).
O trabalho de Froebel foi revolucionário e influenciam até os dias de hoje, os métodos de Froebel foram utilizados por Emília Ericksen que sempre foi uma mulher determinada e a frente se seu tempo. Nasceu de boa família em Engenho da piedade, Pernambuco(1817). Casou-se com Conrado Ericksen e foi morar na Dinamarca, teve duas filhas, interessou-se pelo magistério e acompanhou de perto o trabalho de Froebel.
Devido ao naufrágio sua família empobreceu, retornaram para o Brasil. Seu marido recebeu um cargo para fundar uma colonia irlandesa no Paraná, que não prosperou, a família de Emília passou a residir em Castro. Em pouco tempo ficou viúva e teve que sustentar sozinha a família começou dando aulas de francês a algumas moças,A procura aumentou e passa a lecionar outras disciplinas, sua casa se transforma em um internato.

Em 1862 fundou o primeiro jardim de infância do Brasil, utilizando o método de Froebel. Para Lössnitz (2006,p. 76) " Emília trouxe para o ensino de Castro uma nova visão de mundo e uma nova visão sobre a formação pessoal. Visão essa muito diferente das que possuíam as educadoras que atuavam na província do Paraná. "Emília se destacou por sua dedicação, ideias inovadoras e por seu senso de justiça social. Não descriminava nenhum aluno, ricos ou pobres todos eram igualmente aceitos.
Após Emília pouco foi feito, surgiram duas escolas uma em 1875 no Rio de Janeiro,e outra em1896 em São Paulo.Com o aumento do trabalho feminino industrial, surgiram as creches, sendo vistas como um espaço de cuidado, assistência e guarda, não como espaço à educação,para a classe pobre, e para classe média surgiram os jardins de infâncias e pré escolas.
Em 1988 a Constituição da República Federativa do Brasil incorpora segundo Campo,(1998,p,24) "A Constituição de 1988 é um novo marco legal no qual desembocam todas essas lutas e demandas; as que vêm da educação, formuladas de maneira a integrar a creche e a pré escola no sistema educacional: as que se originam do movimento das mulheres, contempladas nessa proposta para a educação e na ampliação do direito a creche no local de trabalho também para os filhos dos trabalhadores homens e para toda faixa etária de o a 06 anos : as trazidas pelo movimento dos direitos humanos (...) a nova constituição amplia consideravelmente essas definições legais,tornando-se um marco na história da construção social desse novo sujeito de direitos, a criança pequena."
No longo percurso de caminhada na educação infantil surgiram inúmeras concepções , sendo elas: Assistencialismo- alimentar, cuidar da saúde e higiene. Desenvolvimento Natural- a criança aprende a vontade, através de brincadeiras, não tem um direcionamento. Compensatória- procura suprir a carência, miséria, pobreza, negligência familiar, preocupa-se com aprendizagem. Preparatória - prepara para a alfabetização. Global- preocupa-se com os aspectos cognitivos motores social e afetivos. Pedagógica - trabalha as duas funções da educação infantil o cuidar e o educar.
Segundo Lourenço (1959)," Não se pode tratar de questão da pedagogia atual sem que se fale de jogo e atividades livres.Como hoje observam graves filósofos, a cultura humana brota do jogo como jogo, e nele, e só por ele, vem a desvendar-se pelo jogo é anterior a qualquer construção da cultura, o que demonstra que por ele é que se manifestam as forças criadoras do homem." Após todas as concepções houve a necessidade de valorizar a criança e seu processo de formação.
Em 1990 cria-s e o ECA , conquistas em favor da criança e dos adolescentes na Constituição Federal. A nova LDB n° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996 reproduz o inciso da constituição Federal, no art. 4° do título III,( do direito à educação e do dever de educar ), incorporando a educação infantil no primeiro nível da educação básica.
Como explícita a LDB (no Art. 21) "A educação escolar compõe-se de : I- Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;"
Nesse sentido as instituições infantis fundamentam-se na concepção de desenvolvimento global da criança, com o objetivo focado na criança, integram as funções de educar e cuidar, para um desenvolvimento integral nos aspectos físicos, intelectual, afetivo e social


REFERENCIAS
KUHLMANN, Junior Moyses. Trajetórias das Concepções de Educação Infantil. Disponível em:www.omep.org.br/artigos/palestras/05.pdf . Acesso em: 03 de fevereiro 2009.
LIMA, Sandra Vaz. A Educação Infantil em Telêmaco Borba: Uma história em Construção. Telêmaco Borba. 2008.
LOSSNITZ, Gislene. O Primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emilia Ericksen. Ponta Grossa, 2006.