TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL



ADRIANA VAZ, INGLETY, MARIA DE LOURDES, ROSA, SIMONE

Do século VII ao século XIII o conceito, de infância passou por diferentes transformações nos aspectos: sociais, culturais, políticos e econômicos Segundo Lossnitz (2006) “Phillippe Áries realizou uma pesquisa iconográfica, afirmando a não existência do sentimento de infância da Idade Média, ou antes dela...”
Essa pesquisa mostra o conceito de infância no século XVII, onde a criança após o sete anos era considerada um adulto em miniatura, imitando seus pais e suas mães seja no modo de vestir-se e comportamento. Participavam de conversas adultas, festas e junto com a comunidade, que por sua vez vivia a maior parte do tempo fora de casa, freqüentavam a rua e as praças. Devido as modificações que se estabelece na Idade Média, criança começa a ser vista como um individuo social e a família passa a se preocupar com sua saúde e educação.
Com a revolução Industrial no século XVIII, surge a necessidade de atender as crianças pobres e as mães que trabalham. Em 1769, Oberlin criou a escola de tricotar para criança de 0 a 6 anos onde as crianças deveriam perder os maus hábitos adquiridos pelas mães e adquirir hábitos de obediência, bondade. Pois eram cuidadas por pessoas contratadas por industriais.
Kuhlmann Jr (2009) destaca que “a iniciativa de Oberlin inspirou Robert Owen, industrial que criou uma escola, em 1816, para operários de suas industrias, seus filhos e a comunidade New Lanark, Escócia, com uma classe infantil que recebia crianças dos 2 aos 6 anos de idade.”
A partir disso, muitas instituições começaram a seguir e a preocupação com a educação da criança pequena já era vista. Surge então as primeiras propostas educativas para educação de crianças de 0 a 6 anos.
De acordo com Lima (2008) “Comênius, Rousseau, Pestalozzi e Froebel, desenvolvendo seus ideais sobre educação e incluindo ai a educação para a infância, influenciados por ideais de caráter moderno e cientifico foram autores que se destacaram no desenvolvimento da Educação Infantil”
Comênio considerou que a responsabilidade da educação da criança pequena pais, o que apresentava um avanço para a época. Destacou ainda que o período infantil tem especificidades e repercussões na vida do ser humano. Para Rousseau, a criança era um ser com características próprias, não podendo ser vista como um adulto em miniatura.
Rousseau revolucionou a Pedagogia, centrando os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor. Por sua vez, Lima (2008) ressalta que Pestalozzi mudou os métodos didáticos usando lápis, lousas, letras do alfabeto em cartões, também destacou a importância do trabalho manual para o desenvolvimento da prática da criança, para ele a organização da escola era da seguinte forma: uma classe com alunos que tenham menos de 8 anos, outra com os meninos de 8 a 11 e a ultima com os de 12 a 18 anos.
Outro educador de destaque foi Froebel que considerava que através da arte é muito mais fácil para as pessoas se expressarem independentemente da idade e da cultura. Através do seu trabalho, rompeu com a educação verbal tradicionalista de sua época, pois conseguiu propor uma educação voltada à sensibilidade através de materiais didáticos que atendesse a necessidade infantil. Com isso, tornou-se o primeiro pedagogo da educação infantil
Kuhlmann Jr (2009) afirma que “em julho de 1840, Froebel fundou o primeiro jardim de infância (Kindergarten), constituindo um centro de jogos, organizado segundo seus princípios e destinado a criança menores de 6 anos”
Esse seria um ambiente onde as crianças estariam livres para aprender sobre si mesmo e sobre o mundo. Caracterizava-se por atividades como: canto, jogos, pinturas, palestras, jardinagem, modelagem, olhar, gravuras e ouvir histórias.
Em 1862 o trabalho desenvolvido por Froebel chegou ao Brasil por meio de Emilia Erickesen. Segundo Lima (2008) “Emilia trouxe para o ensino de Castro uma nova visão de mundo e uma nova visão sobre a formação pessoal. Visão essa muito diferente das que possuíam as educadoras que atuavam na Província do Paraná”
Emilia não valorizava apenas o conteúdo, mas também a arte, música e literatura. Seu método era revolucionário para a época, pois era diferente do ensino que escolas públicas utilizavam. Sua escola recebia alunos de níveis variados, rico pobre, imigrante e filhos de seus empregados.
Durante o período de 1862 até aproximadamente 1988, nada se fez pela Educação Infantil, ficando esta etapa praticamente esquecida. Somente com o aumento do trabalho feminino industrial, surgem creches para as necessidades das crianças. De acordo com Kuhlmann Jr (2009) “havia duas concepções de serviços que atendiam as crianças os jardins de infância e pré-escolas, para a classe média; e as creches, salas de asilo e escolas maternais, para a classe pobre, sendo vista como um espaço de cuidado, assistência e guarda e não como um espaço de educação”
A partir disso, iniciam-se as concepções de Educação Infantil a primeira delas, o Assistencialismo com ênfase no cuidar, higienização e alimentação para o desenvolvimento de um país sadio. Entretanto somente o cuidado não era suficiente, e incluem atividades que envolvam jogo e brinquedo valorizando o desenvolvimento natural da criança, buscando compensar as deficiências que as crianças apresentam, tanto em relação a higiene, alimentação, como em questões de aprendizado, podendo assim, trabalhar a concepção preparatória, que prepara a criança para o ensino fundamental, especialmente no que se refere à alfabetização.
Em busca de mudanças, somente no final da década de 70 e inicio da década de 80, a creche passa a ser vista como a instituição social e politicamente necessária.
Esta lei - ECA veio promover um importante conjunto de avanços que extrapola o campo jurídico desdobrando-se e envolvendo outras áreas da realidade política e social no Brasil. Entre elas destaca-se o direito das crianças à Educação Infantil assegurando nos artigos 4º, 53º e 54º inciso IV:
“A nova LDBN nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, reproduz o inciso da construção Federal, no Art. 4º do titulo III (Do Direito à Educação e Do Dever de Educar), incorporando a Educação Infantil no primeiro nível da Educação Básica, estando inserida no sistema Educacional e desenvolvida em regime de colaboração nas diferentes instâncias: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Aos Municípios , compete além de oferecer a Educação Infantil em creches e pré- escolas e manter o ensino fundamental, baixar normas complementares às leis maiores, bem como autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos de seus sistemas de ensino e aqueles mantidos por particulares. O Município portanto, carrega grande responsabilidade para com a Educação Infantil, devendo observar os artigos 29, 30, 31 da 9394/96. 
A Educação Infantil torna-se a primeira etapa da Educação Básica Estabelecida pela LDB 9394/96. Quando menor a criança mais fundamental a presença de um adulto para ajuda-las em suas necessidades. Quando a criança cresce ganha mais autonomia em seus desenvolvimento.
Sendo assim as instituições infantis fundamentam-se na concepção Global da criança, que foca os objetivos na criança em si, independente de sua historia e das condições sociais. E busca o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e atitudes nos aspectos: motores, afetivos, sociais, e cognitivos.
A proposta da educação infantil deve formar um ser reflexivo, é desse modo que a concepção pedagógica assume que a Educação Infantil tendo o papel de cuidar e a de educar, ressaltando que o cuidar compreender os cuidados básicos com a alimentação, a higiene e o vestuário, e o educar como direito apropriação do conhecimento e preparo para o processo de alfabetização, mas de forma lúdica e prazerosa.

REFERENCIAS
KUHLMANN, Junior Moyses. Trajetórias das Concepções de Educação Infantil. Disponível em:www.omep.org.br/artigos/palestras/05.pdf . Acesso em: 03 de fevereiro 2009.
LIMA, Sandra Vaz. A Educação Infantil em Telêmaco Borba: Uma história em Construção. Telêmaco Borba. 2008.
LOSSNITZ, Gislene. O Primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emilia Ericksen. Ponta Grossa, 2006.