O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL



Lidiane, Miriam, Simone, Siméia

RESUMO
O conceito de infância foi sendo historicamente construído, na Idade Média as crianças eram vistas como um adulto em miniatura, e após as mudanças na sociedade no final do século XVII e início do século XVIII, o conceito de infância se modifica e começam a valorizar os aspectos infantis. E assim, muitos educadores se interessam pela aprendizagem da criança, dentre eles: Comenius, Pestalozzi, Rousseau e Froebel, sendo que o último foi de grande importância na Educação Infantil no Brasil por influenciar o surgimento do Primeiro Jardim de Infância em Castro em 1862, fundado por Emília Ericksen. Surgindo assim as concepções de Educação Infantil: assistencialismo, desenvolvimento natural, compensatória, preparatória, global do desenvolvimento e pedagógica, sendo na atualidade trabalhado questões que abranjam o cuidar e o educar, buscando o desenvolvimento integral da criança para que possa ter uma posição ativa, buscando modificar sua realidade por meio de conhecimentos científicos.
Palavras-chave: Infância, Desenvolvimento; Froebel; Emília Ericksen.

1. INTRODUÇÃO
No artigo a seguir, tratar-se-à sobre como a Educação vem sofrendo várias transformações e influências tais como: o desenvolvimento da criança no aspecto físico cognitivo, afetivo e social.
O conceito historicamente construído na infância na idade média, suas características e necessidades, onde as crianças eram vistas como adultos em miniatura e tinham sua infância roubada.
Esta forma de tratamento se modifica no final do século XVII e inicio do século XVIII, onde muitos educadores se destacaram como: Comenius, Rousseau, Pestalozzi e Froebel, com suas ideias e concepções sobre o desenvolvimento da Educação Infantil.
Froebel influenciou grandemente a Educação Infantil no Brasil, onde Emilia Ericksen utilizando a metodologia do educador fundou o primeiro jardim de infância no país, em Castro, Paraná. Emília, com sua trajetória destaca-se por seu conteúdo inovador e intrigante.
Com o surgimento das instituições infantis, destacam-se as concepções de Educação Infantil: assistencialismo, desenvolvimento natural, compensatória, preparatória, concepção global da criança e concepção pedagógica.
Além disso, surgem as leis que contemplam a Educação Infantil, em destaque a LDB. 9394/96, onde o tema educacional torna-se mais abrangente e explícito em seus artigos e normas com inovações.
Diante deste contexto, considera-se a importância da presença do Educador na vida da criança, pois colabora com seu desenvolvimento, favorecendo a formação integral para seu futuro e sua formação de caráter.


2. DESENVOLVIMENTO
A infância é uma etapa muito importante na vida da criança, pois é o momento em que desenvolve aspectos físicos, cognitivo, intelectual e social. Entretanto este conceito nem sempre foi concebido desta maneira como destaca Lossnitz (2006, p.4) que na idade média ou conceito ou ideia que se tem da infância foi sendo historicamente construída e a criança por muito tempo, não foi vista como um desenvolvimento com necessidades próprias e sim como um adulto em miniatura.
Neste período, a criança dos 7 anos de idade, já fazia parte da vida adulta e era vista como um ser produtivo com responsabilidades e deveres, até mesmo participando da economia familiar, ajudando seus pais nos ofícios domésticos, sem ter o direito de aproveitar suas etapas do desenvolvimento, com a infância roubada, ela poderá se tornar adulto frio, sem sentimentos e sem nenhuma saudade do tempo de criança.
De acordo com Lossnitz (2008, p.6), a partir do século XVIII este conceito começa a ser repensado com a interferência dos poderes públicos e com as preocupações da Igreja em não aceitar passivamente o infanticídio antes secretamente tolerado.
A partir desse momento tudo começa a melhorar para a criança, seus direitos passam a ser defendidos e respeitados, podendo curtir seu momento de infância cercada de amor e atenção pelos seus pais, sem ter esta etapa roubada.
Com certeza, poderá se tornar um adulto feliz e com lembranças boas de sua infância. Além disso, com todas as modificações ocorridas na sociedade devido a Revolução Industrial, crescimento da burguesia, o período da infância passa a ser valorizado e muito pesquisado.
Uma frase muito importante que resume tudo isso é “A ação do educador, neste período deve ser uma ação natural que considere as peculiaridades da infância que marcam a diferença em relação à razão adulta”.
Rousseau também destaca a importância de considerar a criança como um ser pensante que vive em um mundo próprio.
Segundo Almeida Lima (2008, p.2) evidenciando a necessidade de não mais considerar a criança como um homem pequeno, mas que ela vive em um mundo próprio cabendo ao adulto compreende-la. Verificar
Assim é importante compreender as crianças nas suas necessidades especificas, levando em consideração às etapas do desenvolvimento naquilo que ela precisa ajudando em suas dificuldades, respeitando-a em suas limitações fazendo-a se sentir importante no meio em que vive.
Compreende-se que o papel do educador é fundamental na compreensão de novos conhecimentos, uma vez que tais saberes serão a base para estruturas a vida adulta, ou seja, o que a criança aprende no período infantil deixa marcas que influenciarão a fase adulta.
Outro educador de destaque foi Froebel, que segundo Lima no texto “A influência do Froebel na Educação Infantil” (2008 p) os trabalhos de Froebel mereceram destaque no Brasil de acordo com Lima no texto “A Educação Infantil no Brasil” (2008).
Emília Ericksen funda em 1862 o primeiro Jardim de Infância, utilizando todos os conhecimentos adquiridos durante o curso que participou com Froebel, no período em que residiu na Dinamarca com o esposo e as filhas.
Emília fez o curso com objetivo de aprender questões importantes de como melhor educar as filhas. Entretanto como destaca Lima (2008 p.) a família Ericksen perde tudo que tinham. E retorna ao Brasil após o naufrágio do navio do esposo, na Dinamarca que acabou morrendo de desgosto. Mas Emília nunca desistiu, continuou lutando e interessou-se pelo magistério como forma de sustentar a família.
Dessa forma, seguindo os métodos de Froebel, Emília Ericksen funda em 1982, o primeiro Jardim de Infância no Brasil no município de Castro – Paraná. Percebe-se que Emília Ericksen era defensora da teoria de Froebel, utilizando os métodos do educador no Primeiro Jardim de Infância do Brasil que tornou-se a principal base de educação no Paraná, com desenvolvimento na educação infantil, visto que marcou o inicio desta fase no país.
Após a criação do Primeiro Jardim de Infância a Educação Infantil passou por um período de grande descaso merecendo destaque somente com as discussões realizadas em 1970 que gerou a Declaração dos Direitos Humanos, sendo legalizada com a Constituição de 1988, formulada de maneira a integrar a creche e a pré-escola.
E assim começa a surgir um maior número de instituições, sendo trabalhado dentro das concepções de Educação Infantil, citadas a seguir:
Assistencialismo: Tal concepção possui características de guarda das crianças do cuidado em si mesmo, da assistência às camadas empobrecidas, da separação entre cuidado e educação, falta de conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
Desenvolvimento Natural: Escola Nova: faz crítica nas formas tradicionais dando ênfase na evolução natural da criança, valorizando o interesse da mesma que precisa ser estimulada especialmente por atividades que envolvam o jogo e o brinquedo, onde a criança deve aprender fazendo por meio da experiência.
Compensatória: Compensar as deficiências das crianças sua miséria, sua pobreza e a negligência familiar, consideradas com as causas do fracasso escolar, por isso buscava se “reparar um dano” solucionando as deficiências das crianças.
Preparatória: É aquela que tem como função primordial preparar as crianças para terem sucesso nas primeiras séries do ensino fundamental.
Concepção Global da Criança: O objetivo da educação é o desenvolvimento global e harmônico da criança em si, independente de sua historia e das condições sociais. Global porque inclui todos os aspectos do ser humano.
Concepção Pedagógica: A proposta da Educação infantil deve estar permeada por uma concepção de criança e educação infantil que valorize o sujeito e o seu processo de formação humana.
Sendo utilizado na atualidade, a Concepção Pedagógica, com base na LDB 9394/96 que estabelece pela primeira vez na historia do país, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica.
Sabe-se que a Educação Infantil explora a criança através de atividades diversificadas como: canto, jogos, pinturas, modelagens, dramatização entre outros resumindo-se apenas na fala e na escrita.
Com isso, o tema educação torna-se abrangente, sendo necessário reconhecer que a educação inicia em casa, passa pela a sociedade e pela rede educacional e jamais termina, porque todos são somos seres permanentes e enquanto vivemos aprendemos e ensinamos.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Segundo Kuhlmann, a criança era vista como um adulto em miniatura, onde teriam que trabalhar, sem enhum tipo de contradição. Isso traria traumas futuros pelo amadurecimentos repentino dessas crianças durante a infância. A criança era um ser substituível, era trocada sem nenhum sentimento, sem se preocupar com seu estado emocional e físico, e principalmente com suas necessidades, essa situação mudou só no século XVIII, onde a criança tomou um espaço na sociedade, a criança já era um fato preocupante em relação a sua educação, carreira e futuro. Onde foram nascendo as concepções que abriu vários instituições que ajudou varias mães trabalhadoras, que não tinham com quem deixar seus filhos, por isso foi um fato fundamental, que tinha como objetivo o cuidar, da higiene, usavam jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e suprir todas as necessidades da criança. Mas o essencial que faltava para beneficiar essas crianças era a educação, mas não obtinham resultados.
O autor Almeida reagiu contra a educação tradicional, ele achava que o aluno deveria viver seu conteúdo através da realidade na observação, investigação e coleta de material. Froebel foi um destacador que trouxe jogos e muitos utensílios que ajudou muito no desenvolvimento da infância onde trabalhava coordenação, nos aspectos psicológicos, cognitivos e sociológicos. Emilia baseada na pedagogia de Froebel foi a primeira a abrir um jardim de infância, seu método revolucionário, onde beneficiava todos sem nenhuma descriminação, através de Emilia que hoje temos as creches como um papel fundamental para as pessoas trabalhadoras, sem elas a sociedade sofreria danos irreparáveis.

4. REFERENCIAS
KUHLMANN, Junior Moyses. Trajetórias das Concepções de Educação Infantil. Disponível em:www.omep.org.br/artigos/palestras/05.pdf . Acesso em: 03 de fevereiro 2009.
LIMA, Sandra Vaz. A Educação Infantil em Telêmaco Borba: Uma história em Construção. Telêmaco Borba. 2008.
LOSSNITZ, Gislene. O Primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emilia Ericksen. Ponta Grossa, 2006.